02
jun

Automação residencial: o que ela pode fazer por você e sua família

A tecnologia facilitou muito a vida das pessoas, em todos os sentidos. E o que antes era usado apenas no trabalho e em grandes empresas começa a chegar aos ambientes domésticos. Os projetos de automação residencial estão se tornando cada vez mais comuns nos novos empreendimentos habitacionais.

A automação residencial é o uso da tecnologia para facilitar e tornar automáticas algumas tarefas habituais da rotina do lar. Há equipamentos que centralizam os controles e processos e tornam o dia a dia mais simples e automático, mas sempre priorizando os desejos do usuário. É possível, por exemplo, com um único comando, apagar as luzes de toda a residência, abrir e fechar cortinas, desligar pontos de ar condicionado e gerenciar a segurança.

A automação residencial pode ser aplicada em todos os ambientes da casa. Saiba mais sobre o que ela pode fazer por você e sua família.

– Segurança: este provavelmente é o requisito mais buscado na hora de investir em automação residencial. Com ela é possível ligar câmeras de segurança e visualizá-las remotamente pelo computador, abrir portões, ativar alarmes e aumentar ou diminuir as luzes quando alguém chega ou sai de casa. Outra possibilidade é a instalação de sensores nas portas, que permitem aos pais conferir os horários de saída e chegada dos filhos.

– Economia de energia: o acesso remoto aos sistemas permite que o usuário ligue somente o que deseja e precisa no momento. Se for assistir a um filme, por exemplo, pode comandar o acionamento ou desligamento das luzes dos locais que precisar. Em casos de viagens da família, é possível comandar o desligamento de toda a casa por meio da leitura de impressão digital. Antes do retorno, o comando será para que a residência volte ao estado normal, com luzes e ar-condicionado já ligados.

– Conforto: com uma rede completa em casa, não é preciso se preocupar em utilizar vários controles remotos para ligar o home theater da sala. O sistema de irrigação do jardim também pode ser programado, eliminando mais uma tarefa que talvez você não tenha tempo de fazer.

 

Fonte: Persol