23
maio

Qual a finalidade das plantas nos ambientes?

Nada mais agradável do que um ambiente bem decorado e com um ar puro e renovado. Na maioria das vezes, espaços com essas características são ornamentados com plantas.

As plantas proporcionam frescor e tranquilidade e levam beleza e cor aos ambientes. Na decoração, elas têm a função de valorizar o espaço e tornar as residências ou escritórios mais vivos. Por menor que seja o vaso ou o espaço que o abrigue, elas denotam cuidado e sensibilidade dos moradores aos detalhes, o que transmite uma sensação de acolhimento e aconchego.

Além das questões estéticas, há estudos que indicam que locais com pontos verdes ou que façam referência à natureza ajudam a diminuir o cansaço mental e o estresse, e melhoram a atenção e o foco.

Algumas espécies de plantas atuam como repelentes de insetos, protegendo os moradores de forma natural. Outra grande função das plantas nos ambientes é purificar o ar. A NASA, agência espacial americana, fez uma pesquisa que indicou quais são as melhores plantas para remover as toxinas e renovar a qualidade do ar. Conheça algumas delas:

Plantas que purificam o ar

Lírio-da-paz: remove as substâncias tóxicas mais comuns, como formaldeído, benzeno, tricloroetileno, tolueno e xileno. Deve-se manter a planta longe de correntes de ar e de lugares que recebam a luz do sol de forma direta, pois esses fatores podem danificar as folhas.

Babosa: ajuda na limpeza de poluentes de produtos de limpeza e tintas. A babosa é uma boa indicadora da qualidade do ar, pois quando o ambiente está muito nocivo, suas folhas apresentem manchas castanhas.

Samambaia: é um umidificador natural. Quando libera umidade a samambaia remove poluentes como benzeno, formaldeído e xileno. A planta se desenvolve melhor em áreas com incidência de luz solar e solos mais úmidos.

Espada-de-São-Jorge: é uma planta que absorve dióxido de carbono e libera oxigênio durante a noite, ao contrário da maioria das plantas que faz isso durante o dia.

Jiboia: limpa as impurezas do ar, absorve o formaldeído, xileno e benzeno. Pode ser mantida na sala de estar ou na garagem, por causa do escapamento dos veículos, pendurada pois as folhas crescem em forma de cascata. Apesar de benéfica para a renovação do ar, a jiboia também é tóxica, por isso deve ser mantida longe de crianças pequenas e animais de estimação.

 

Fonte: Persol