29
abr

Pergolados: 10 ideias para criar um cantinho aconchegante no jardim

Se a chuva ou o sol não dão trégua, é hora de planejar uma pérgola. Feita de bambu, ferro ou madeira, é leve, incrementa o jardim e ainda dá suporte para várias espécies de plantas. Aí é só relaxar e curtir o dia debaixo dela.

O pergolado na lateral da casa é uma invenção da paisagista Paula Galbi: os vasos de orquídeas que os donos da casa mantinham espalhados pelo imóvel foram agrupados na estrutura de eucalipto tratado, como uma coleção (Foto: Pedro Abude/Casa e Jardim)Os vasos de orquídeas que os donos da casa mantinham espalhados pelo imóvel foram agrupados na estrutura de eucalipto tratado como uma coleção.

 

Para se proteger, vale curtir a sombra de uma pérgola, como a projetada pelo paisagista Odilon Claro. “A moradora não gosta de sol e o pediu uma espécie de lounge”, diz. De cumaru, ela é coberta com fibra permeável, sem vidro, para ser bem fresca (Foto: Edu Castello/Casa e Jardim)Para se proteger, vale curtir a sombra de uma pérgola. A moradora não gosta de sol e o pediu uma espécie de lounge.

 
Inspirada nas paisagens do sul da França, a paisagista Luciana Moraes investiu em quatro pérgolas de ferro galvanizado dispostas em cruz. Nos pilares de sustentação, foram plantadas glicínias. Projeto desenvolvido em parceria com o arquiteto Leonardo Junq (Foto: Pedro Abude/Casa e Jardim)Inspirada nas paisagens do sul da França, a paisagista investiu em quatro pérgolas de ferro galvanizado dispostas em cruz. Nos pilares de sustentação, foram plantadas glicínias.

 

Sobre a laje da garagem, a arquiteta Lígia Resston criou o terraço com cobertura de bambu e estrutura de toras de eucalipito, nas quais cresce a trepadeira tumbérgia (Foto: Edu Castello/Casa e Jardim)Sobre a laje da garagem, a arquiteta criou o terraço com cobertura de bambu e estrutura de toras de eucalipto, nas quais cresce a trepadeira tumbérgia.

 

As paisagistas Daniela e Maria do Rosário Ruiz e Drica Diogo, da Pateo Arquitetura e Paisagismo, criaram esta área infantil no jardim. O pergolado sustenta os balanços de plástico, que ficam protegidos pela sombra da ipomeia-rubra (Foto: Evelyn Müller / Casa e Jardim)As paisagistas criaram esta área infantil no jardim. O pergolado sustenta os balanços de plástico, que ficam protegidos pela sombra da ipomeia-rubra.

 

Para abrigar os carros, o pergolado de madeira na entrada da casa é coberto por primaveras com flores vermelhas e brancas. Na base, rente ao muro, crescem amendoins-bravo. Projeto do paisagista Gil Fialho (Foto: Edu Castello/Casa e Jardim)Para abrigar os carros, o pergolado de madeira na entrada da casa é coberto por primaveras com flores vermelhas e brancas. Na base, rente ao muro, crescem amendoins-bravo.

 

A pérgola suspensa, projetada pelo paisagista João Fausto, livra o terraço de pilares, que acabariam comprometendo a circulação da área. A estrutura flexível de bambu-mossô é sustentada, na parte superior, por dois cabos de aço e chumbada na parede com tu (Foto: Pedro Abude/Casa e Jardim)A pérgola suspensa livra o terraço de pilares, que acabariam comprometendo a circulação da área. A estrutura é sustentada, na parte superior, por dois cabos de aço e chumbada na parede.

 

Foi em homenagem aBurle Marx que o paisagista Roberto Riscala escolheu a congeia para cobrir a pérgola de eucalipto neste jardim em Itu, interior de São Paulo. O efeito deslumbrante dura por aproximadamente quatros meses, do início do inverno à primavera (Foto: Divulgação)A congeia cobre a pérgola de eucalipto neste jardim. O efeito deslumbrante dura por aproximadamente quatros meses, do início do inverno à primavera.

 

Esta pérgola tem duplo uso: funciona como área de apoio nos jogos de polo, já que há um campo para o esporte, e possui uma espécie de escada, que também serve como barra de alongamento. Projeto do paisagista Roberto Riscala (Foto: Gui Morelli/Divulgação)

Esta pérgola tem duplo uso: funciona como área de apoio nos jogos de polo, já que há um campo para o esporte, e possui uma espécie de escada, que também serve como barra de alongamento.

 

Que tal fazer o pergolado do seu projeto com madeira ecológica? Ela tem a mesma aparência da madeira natural com a vantagem de ser sustentável, ter maior durabilidade e exigir menos manutenções.

Venha nos fazer uma visita e conhecer nosso showroom! Estamos na rua Engenheiro Paul Werner, 1269 – Itoupava Seca, Blumenau – SC.

Fonte